21 de março de 2010

Glossário para a Prova - 2os anos "M" e "N" - Noturno

Ai 2os anos do noturno, coloco um glossário que ajudará na prova de terça feira (confirmadíssima!!). Boa prova à todos!!!

Criollos – Termo utilizado historicamente pela metrópole Espanha para designar os habitantes nascidos na América que descendiam exclusivamente de pais espanhóis ou de origem espanhola. Controlavam boa parte do comércio e da propriedade agrária dentro das colônias espanholas na América.

Iluminismo - Conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, sociais, políticas, correntes intelectuais e atitudes religiosas na Europa, tendo sua origem no século XVII (século das luzes). Os iluministas buscavam explicações científicas para os fenômenos sociais e naturais, muitas vezes contrariando as ideias da Igreja.

Independência - é a desassociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por ele dominado; É o estado de quem ou do que tem liberdade ou autonomia. Em política, o conceito de independência de um país ou território é a conquista e manutenção da sua soberania política e econômica, que pode ser absoluta ou relativa.

Revolução Francesa - Nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França, obtendo repercussão mundial e influenciando os movimentos de independência das colônias americanas.

Bolivarianismo - Ideologia que se baseia nas idéias do libertador Simón Bolívar. Em seu uso contemporâneo, geralmente faz referência, entre outros aspectos, a sua concepção de justiça social. Considera-se atualmente que esta ideologia esteja bastante difundida por toda a América Latina, principalmente na região andina.
Aqueles que se fazem chamar bolivarianos dizem seguir a ideologia expressa por Simón Bolívar nos documentos da Carta de Jamaica, o Discurso de Angostura e o Manifesto de Cartágena, entre outros documentos. Entre suas idéias estão a promoção da educação pública gratuita e obrigatória e o repudio à intromissão estrangeira nas nações americanas e à dominação econômica. Propõe, principalmente, a união dos países latino-americanos.

Carta da Jamaica - Na Carta da Jamaica de 1815, Simón Bolívar demonstrou seu desejo de formar uma confederação hispano-americana com as regiões que anteriormente pertenciam ao Império Espanhol, baseado no fato delas terem um passado histórico em comum, as mesmas instituições, professarem idêntica religião, a católica, e terem o espanhol como a sua língua dominante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário